A sálvia é uma espécie de planta que cresce em forma de touceira. As suas folhas são de cor verde escuro, levemente enrugadas e tem aspecto aveludado. A planta possui diversas propriedades anti-inflamatórias que atuam nas infecções causadas por bactérias, vírus e fungos. Se a saúde do corpo está em dia, quem poderá responder a essa pergunta será o intestino. Se o intestino está funcionando bem, isso significa que a saúde do corpo está em dia.
Agora, se aqueles incômodos relacionados a prisão de ventre, intestino preguiçoso, entre outros estão presentes, isso pode estar sendo causado por bactérias que prejudicam a saúde intestinal. Pensando nisso, neste post apresentamos uma receita do chá de sálvia que simplesmente vai tratar a saúde do seu intestino e garantir uma vida longa, cheia de vigor e disposição. Trata-se de um remédio natural para prevenir infecções trazidas por bactéria virais e fúngicas. É só seguir o passo a passo da receita e VIVA UMA VIDA SAUDÁVEL!
Receita do Chá de Sálvia
Tenha em casa folhas de sálvia, que se encontra em casa de ervas. O processo é muito simples, é necessário um copo de 200ml de água fervente e o equivalente a duas colheres de sopa da folha da sálvia, cubra e deixe por aproximadamente uns vinte minutos e após esse tempo, coe e tome. O chá de sálvia deve ser tomado ainda quente e sempre alguns minutos antes das refeições.
Um detalhe importante sobre plantas medicinais é que ao fazer uso delas, é necessário tomar ao menos umas três vezes ao dia para prevenção e também como um tratamento a médio longo prazo. É muito importante incluir as ervas medicinais na rotina. É sempre bom observar a quantidade da planta que se coloca para a infusão, devendo a sua administração ser na dosagem certa e com isso só trará muitos benefícios para a saúde.
Propriedades Curativas da Sálvia
A sálvia é uma planta muito rica em propriedades antioxidante, anti-inflamatória, antibacteriana, anticancerígena, antidemencial, antiviral e antifúngica. A propriedade antioxidante previne o surgimento de doenças neurológicas causadas pelo estresse e com isso faz com que o corpo produza componentes oxidativos causando o surgimento de ácidos prejudiciais.
A propriedade anti-inflamatória atua na dor, previne o sintoma de diversas doenças, combate os danos ocorridos em vários tecidos no corpo humano. Utiliza-se muito a sálvia na forma de bochechos para inflamação na região da garganta e boca. Os seus efeitos antissépticos impedem a propagação de bactérias, impedindo o surgimento de possíveis infecções. Através do seu óleo essencial, a sálvia ajuda na melhoria da memória e na capacidade cognitiva de pessoas com a doença de Alzheimer em casos leves e moderados.
A Sálvia e os Seus Efeitos no Organismo
O extrato extraído da sálvia pode fazer com que diminua a glicose do sangue, atuando na diminuição da resistência do corpo à insulina. A planta pode auxiliar na redução dos níveis de colesterol, bem como contribui para o processo de perda de gordura pelo corpo. Existe uma grande quantidade de organismos patogênicos que esta planta combate, por este motivo, ela utilizada no tratamento de infecções localizadas na hérnia, bexiga, intestinos e rins.
Trata a amigdalite, rouquidão, tosse seca, escarlatina. Algumas pesquisas apontam que uso da sálvia fará com que se previna doenças da medula espinhal, mal de Parkinson, mal de Alzheimer, alivia flatulência, inflamação do estômago, ajuda na digestão. A sálvia ajuda a tratar o reumatismo e também purifica o fígado e o sangue.
Até o momento não se tem informações de efeitos colaterais apresentados pelo do chá da folha de sálvia. As grávidas, lactantes ou pessoas com epilepsia somente devem tomá-lo com a autorização dada pelo médico especialista na área. Se utiliza muito a sálvia na medicina popular devido ao seu poderoso combate a doenças como: convulsões, úlceras, gota, reumatismo, tontura, tremores e paralisia.
A Sálvia e Seus Compostos Bioativos
A sálvia possui compostos bioativos em todas as suas partes: caule, folhas e flores. Dessa planta ainda se extrai óleo essencial. O chá da sálvia tem um sabor suave e agradável ao paladar. É impossível tomar e não se agradar do seu sabor. Gostou desse post, acompanhe o Reavivamente para mais novidades sobre diversas plantas e as suas maravilhosas propriedades curativas.