A Amazônia, muito conhecida como “o pulmão do mundo”.
É um dos ecossistemas mais completos do planeta. Possui uma biodiversidade singular e o seu papel é de fundamental importância quando o assunto é a regulação global do clima.
O “pulmão do mundo” vem causando preocupação e insônia de forma global, diante de um fator alarmante que vem causando grande temor no mundo. A seca dos rios na Amazônia.
Essa catástrofe natural tem desencadeado um forte estado de emergência e tá tirando o sono dos ambientalistas, cientistas e os líderes globais.
É algo bastante assustador de se ver. Neste artigo, vamos trazer as possíveis causas por trás desse evento crítico e as drásticas consequências que poderão causar ao mundo se não corrermos a tempo.
Por que a Amazônia Corre Risco
A Amazônia é o lar de uma grande quantidade de rios que possuem um papel vital na preservação do equilíbrio ambiental.
Esses rios, além de fornecer água doce para milhões de pessoas na região, também mantém a floresta tropical e o ecossistema único.
Infelizmente, com a mudança climática causada pelo desmatamento e as criminosas atividades humanas, surge uma pressão insustentável sobre uma região, resultando em secas cada vez mais intensas e graves.
Os Acontecimentos Ininterruptos do Desmatamento
O desmatamento desenfreado na Amazônia vem atingindo um patamar cada vez mais crítico e consequentemente trazendo a redução dos níveis de umidade na região.
O papel que as árvores desempenhavam sendo que hoje a sua presença na região é quase nula.
Isso nos faz lembrar que outrora, tinham um papel fundamental na absorção e redistribuição da água da chuva.
Onde ocorria a liberação de forma gradual na atmosfera, o que fazia com que a umidade do ar contribuísse para a formação das chuvas.
Quando as árvores são bruscamente removidas, o seu solo fica exposto, tornando a sua retenção de água cada vez menos eficaz, fazendo com que a evaporação aumente.
Isso faz surgir um ciclo vicioso de seca que não acaba nunca e a consequência desse desmatamento é a escassez de chuva.
Isso faz gerar mais desmatamento.
A Mudança Climática Agrava Mais a Situação
Estamos presenciando cada vez com mais intensidade o aumento das temperaturas, onde ocorrem as chuvas imprevisíveis e de intensidade cada vez mais forte.
Ventos com mais de 100km por hora têm contribuído consideravelmente para a seca prolongada na Amazônia.
As secas afetam não só os rios, mas as florestas onde ocorrem os incêndios florestais, cada vez mais devastadores. É um desastre natural após o outro. Haja resistência para a nossa terra suportar tanto mal trato.
Quais os Impactos Ocorridos nas Comunidades Locais
A seca dos rios na Amazônia tem impactos profundos na biodiversidade da região. Muitas espécies de animais e plantas dependem dos rios para sobreviver, e a redução dessas águas põe em risco a vida de várias espécies.
As comunidades locais que dependem dos rios para pesca e transporte também enfrentam dificuldades crescentes devido à escassez de água e a fonte de renda da região vem diminuindo numa proporção gritante.
Preocupação Global e Insônia Ambiental
A seca dos rios na Amazônia passa muito longe de ser apenas um problema regional. É uma preocupação que vem percorrendo o mundo e está mantendo muitas pessoas acordadas refletindo sobre essa triste realidade.
A Amazônia tem um papel muito importante na regulação do clima global. A floresta tropical possui a função de estabilizar o clima, quando trabalha na absorção de significativas quantidades de dióxido de carbono e na liberação de oxigênio.
Sem a Amazônia em seu estado natural, que é alagada e cheia de árvores, as mudanças climáticas podem se acelerar ainda mais trazendo sérias consequências.
O que poderá acontecer em todo o planeta todos já sabem.
A Necessidade de Correr em Busca de Uma Ação Imediata
Esse evento da seca é um grito para ação urgente. Já passou da hora da comunidade internacional e dos países amazônicos se unirem em prol de um só objetivo em comum: combater o desmatamento, fomentar a restauração das florestas e buscar urgentemente soluções sustentáveis para a região.
Fundamental que as mudanças climáticas sejam combatidas por meio de ações em escala global, que venha minimizar o impacto sobre a Amazônia e outros ecossistemas que se encontram em situação de vulnerabilidade.
A seguir, algumas medidas de Políticas Públicas que podem ser feitas em caráter de urgência para tentar amenizar a seca na Amazônia
Paralisação do Desmatamento e Incentivo ao Reflorestamento
A primeira e mais urgentíssima medida é sobre a criação de programas de diminuição do desmatamento na Amazônia.
Essa ação poderá ser alcançada por meio de medidas punitivas e rigorosas para quem infringir as leis ambientais.
Devem trazer incentivos para a conservação da floresta, e fomentem o desenvolvimento de tecnologias de monitoramento de longo alcance que ajudem a identificar e combater o desmatamento ilegal.
Medidas para reflorestar e restaurar a floresta podem ser estabelecidos de forma a recuperar áreas já degradadas, promovendo novamente a capacidade da floresta de regular o clima e reter a água.
Agricultura Sustentável
É bom que se entenda que a agricultura vem se tornando uma das maiores causas do desmatamento na Amazônia.
É chegado o momento para se usar a criatividade e promover práticas agrícolas de forma sustentável.
Incentivos fiscais, treinamento agrícola e apoio técnico são maneiras de promover a mudança para práticas agrícolas cada vez mais sustentáveis.
Incentivo na Geração de Energias Renováveis
A redução da dependência de combustíveis fósseis é é uma das condições para tentar combater o atual estado de seca na Amazônia.
A construção de espaços para energias renováveis, através do sistema solar, dos ventos e das usinas hidrelétricas de baixo impacto ambiental, pode ajudar a minimizar a emissão dos chamados gases de efeito estufa, trazendo a estabilidade para o clima regional e global.
A Ajuda em Massa de Toda a Comunidade Local
As comunidades indígenas e também locais representam um papel importante na preservação da Amazônia.
A orientação na busca do fortalecimento de seus direitos de terra o ensino de práticas de manejo sustentável, podem trazer um resultado significativo para a conservação da floresta.
Além do mais, trazer para a área programas de educação e capacitação podem ajudar a construir um senso de responsabilidade compartilhada na conscientização de que a mudança é necessária e fará bem para todos.
Cooperação Internacional e Financiamento Adequado
Já que o tema envolve a situação do mundo, nada mais correto do que buscar ajuda por meio de cooperação através de uma abordagem ao incentivo dos órgãos internacionais.
O planejamento é para implementar políticas e acordos que possam pensar juntos em como irão trabalhar para preservação da floresta.
O financiamento adequado para projetos de conservação e restauração é um grau de importância fundamental para garantir o sucesso das medidas que serão implantadas por um médio longo prazo.
Nesse momento é fundamental a união de governos, organizações não governamentais e a sociedade como um todo para se mobilizarem e juntos poderem pensar em soluções de maneira eficaz e urgente. Somente com ação conjunta e comprometida essa ação poderá dar certo.
A Amazônia está gritando por socorro e já não dá mais para tapar os ouvidos e ignorar a esse grito.