As frutas e os alimentos da estação são chamados de sazonais porque se referem a uma cozinha que valoriza o uso de alimentos frescos e que se encontram disponíveis em determinadas épocas do ano.
Cada estação do ano é única e o que torna esses momentos especiais são as variedades de alimentos da época que podemos nos deliciar. São ingredientes frescos, colhidos no momento certo, para criar incríveis pratos saborosos e saudáveis.
E com isso temos produtores motivados a aumentar o cultivo de produtos orgânicos, que são mais saudáveis. Nessa coletânea surgem as compotas e conservas feitas com produtos que estão disponíveis de acordo com cada época.
Aí é soltar a criatividade e colocar a mão na massa, onde o resultado é de dar água na boca.
A Abundância Trazida Pelos Alimentos da Época
Quando se prova do resultado desse trabalho gastronômico, simplesmente é um mergulho muito agradável do paladar nessa deliciosa experiência, onde cada sabor proporciona prazer e bem estar em cada degustação do milagre que a natureza nos proporciona.
Ao degustar esses sabores, descobrimos um novo prazer lindo de se ver aos olhos e também em cada garfada.
Isso porque a transformação do produto em uma alimentação diferenciada e saborosa, ou seja dar vida àquela matéria prima colhida na sua época, é uma verdadeira sintonia entre produtor, produto e o empresário que comercializa o alimento.
É para engrandecer o trabalho do produtor que vive para que nunca falte o alimento na nossa mesa e que se preocupa em dar o seu melhor quando o assunto é a colheita desses alimentos da época.
Conheça Alguns Sabores de Grande Importância Nutricional Pelo Mundo.
Esses sabores nos convidam a fazer uma vigem culinária mundo a fora, explorando os diversos aromas. Trazemos aqui alguns temperos e condimentos que são próprios de diversas regiões espalhadas pelo mundo.
Cada país que compõe uma região específica possui a característica de preparo de uma gastronomia singular, que, ao se provar, viajamos pela história daquela culinária única, onde o diferencial é o costume, a tradição daquela determinada região, o que se tem de recursos disponíveis e como vivem tradicional e culturalmente.
Culinária Asiática
Essa culinária é rica em variações de temperos e sabores, onde se encontra como destaque a culinária da Tailândia, China, Japão, Coréia, Índia, isso é porque só trouxemos algumas.
Nesses lugares, o que se diferencia é o preparo de algumas especiarias na sua cozinha, onde os temperos predominantes são as especiarias que trazem pimentas locais que, ao serem combinadas com os alimentos frescos, que aqui destacamos gengibre, alho, a soja na sua versão de molho e o leite de coco.
Apesar da forte presença dos temperos citados, essas iguarias tornam o prato enriquecedor, com sabores equilibrados trazendo ao paladar a mistura do sabor azedo, picante, doce e salgado.
Cozinha Mediterrânea
É a originária da região do Mediterrâneo e esses sabores são encontrados em países como Itália, Grécia, Espanha e Turquia, que utilizam nos preparos produtos frescos, como azeite de oliva, ervas aromáticas, tomates, alho e queijos.
A culinária mediterrânea é conhecida por seus pratos leves e saudáveis, pois enriquecem os pratos com saladas muito coloridas, peixes grelhados, massas frescas e pães caseiros.
Tempero Latino-Americanos
A América Latina contribui com um mix sabores e sair em viagem rumo a esses lugares, requer um certo preparo para o organismo, graças aos sabores com forte presença picante.
A exemplo, a cozinha mexicana com suas tortilhas, pratos apimentados e a guacamole, que é a junção da cebola, coentro, pimenta, tomate, tudo bem picadinho na sua base que é o abacate, onde essa pasta é passada na tortilha. O abacate é rico nas chamadas calorias do bem, mas deve ser apreciado com moderação.
Culinária do Oriente Médio
Essa culinária possui a fama por ter em sua culinária uma mistura de condimentos de sabores inusitados. Nelas são usadas especiarias sendo açafrão, canela, cominho e cardamomo.
Além de pratos preparados com grão-de-bico, tahine, a coalhada seca e cordeiro. Pratos tradicionais, como o homus, o falafel e o kebab, são populares dessa região e refletem a sua rica herança cultural para encantar a quem desbrava o lugar.
Temperos Africanos
A cozinha africana possui combinações de vários locais regionais. Nela também estão presentes alguns temperos picantes em seus preparos, onde encontramos o cuscuz marroquino.
Sem falar nos pratos que são preparados com diversas especiarias originárias da África Ocidental, como inhame, o milho, que é a base para uma variedade de receitas e o amendoim. Sem falar nas carnes feitas nas grelha, encontradas frequentemente nessa cultura.
Cada uma dessas regiões e culturas possui muito a oferecer em termos de sabor, técnica de preparação e o modo como fazem a combinação de ingredientes.
Verduras Coloridas Como Refeições Completas e Saudáveis
Quando se possui muita criatividade para prepará-las, as verduras se tornam o verdadeiro diferencial quando o assunto é a adoção de uma alimentação com visual colorido, completo e saudável.
A riquíssima fonte de nutrientes presentes nas hortaliças é a base para se ter a saúde em dia, pois os seus sabores diferenciados e a presença de cores chamam a atenção primeiramente dos olhos.
Ao adotar o hábito de comer verduras, só estamos contribuindo para manter o corpo jovem e saudável. Elas possuem baixa caloria e para quem está adotando uma dieta com baixo índice calórico, o cardápio feita à base de hortaliças coloridas é o ideal.
Graças a sua quantidade de vitaminas e propriedades antioxidantes e também são riquíssimas em minerais e fibras, o que traz uma sensação de saciedade, onde acontece a digestão de forma saudável, fazendo com que a saúde se mantenha em dia.
Quando a presença de verduras nas nossas refeições diárias ocorre de forma predominante, o corpo está sendo nutrido com a alimentação ideal, pois passa a receber a quantidade certa dos nutrientes essenciais.