Há um superalimento que merece destaque, tanto na culinária do dia a dia, pois faz toda a diferença no sabor do preparo dos pratos, mas também possui um grande potencial em combater várias doenças ao ser digerido cru. Esse superalimento é o alho.
Além do seu aroma marcante, esse ingrediente simples é uma potência quando se trata de contribuição para a saúde. Estudos recentes só reforçam o que os nossos avós já sabiam: o alho cru é um verdadeiro tesouro para o organismo.
Com esse objetivo, neste artigo vamos explorar os benefícios adquiridos ao comer o alho cru e como esse superalimento pode contribuir para a sua saúde.
O Poder Antioxidante do Alho. Benefícios Para a Pele
O alho cru é carregado de antioxidantes que combatem os radicais livres, protegendo nossas células do envelhecimento precoce e fortalecendo o sistema imunológico.
Em altas doses, os compostos de enxofre do alho protegem os órgãos e tecidos da toxicidade de metais pesados, graças as suas propriedades antioxidantes e antibacterianas.
Essas propriedades podem matar bactérias causadoras de acne protegendo a pele dos danos causados pelos raios ultravioleta, fazendo com que reduza as rugas, retardando o processo de envelhecimento.
Guardião Cardiovascular
Seu impacto na saúde cardiovascular é de grande importância. O alho cru auxilia na redução do colesterol ruim, triglicerídeos e pressão arterial, diminuindo significativamente o risco de doenças cardíacas.
Alho. Um Soldado Combatente de Microorganismos
As propriedades antimicrobianas que o alho cru possui são incríveis. Ele é como um escudo contra infecções, gripes e resfriados, proporcionando uma proteção natural e eficaz, atuando no estímulo ao sistema imunológico.
O alho também possui efeitos antivirais, antibacterianos e antifúngico e pode reduzir o risco de contrair resfriado ou gripe, bem como a gravidade e a duração dos sintomas.
Aliado na Digestão
Com propriedades anti-inflamatórias, o alho cru favorece a saúde digestiva, aliviando desconfortos estomacais, promovendo uma flora intestinal equilibrada.
Energia Renovada
Consumir alho cru regularmente está associado a níveis de energia mais altos. Seus compostos sulfurados auxiliam nas transferências do metabolismo, promovendo vitalidade e resistência.
O alho cru possui propriedades que podem ajudar na prevenção do câncer. Seus compostos ativos demonstraram ter efeitos inibitórios sobre o crescimento de células cancerígenas, oferecendo uma camada adicional de proteção.
O Alho Pode ser Um Aliado Para Combater o Açúcar no Sangue
Para aqueles preocupados com os níveis de glicose, o alho cru pode ser um aliado importante. Estudos sugerem que ele contribui para a estabilidade dos níveis de açúcar no sangue, auxiliando no controle do diabetes.
A Contribuição do Alho no Combate à Inflamação
O alho ajuda a inibir a atividade de certas proteínas inflamatórias, reduzindo os níveis de proteína C reativa. Foi demonstrado que diminui os marcadores inflamatórios e reduz a dor e a fadiga nas articulações em pessoas que possuem artrite reumatóide.
Melhora o Funcionamento do Seu Cérebro
As propriedades antioxidantes do alho podem ajudar a prevenir certas doenças cerebrais, como Alzheimer e outros tipos de demência.
Embora não exista uma fórmula mágica para evitar estas doenças, estudos demonstraram que o extrato de alho envelhecido pode ter funções moduladoras dos neurotransmissores associados à doença de Alzheimer.
Reduz os Níveis de Colesterol
O alho pode ajudar a diminuir a produção de colesterol pelo fígado, reduzindo especificamente o colesterol ruim e os níveis de colesterol total. Ao reduzir os níveis de colesterol, o alho pode ajudar a prevenir a aterosclerose, o acúmulo de placas de gordura nas artérias.
Reduza a pressão Arterial Alta com o Alho
O alho estimula a síntese de óxido nítrico, que dilata os vasos sanguíneos e ajuda a regular a pressão arterial. Embora a redução da pressão arterial seja modesta, pode ser benéfica para a saúde do coração.
O Alho e a Prevenção Contra Alguns Tipos de Câncer
O alho demonstrou atividade anticancerígena em pesquisas de laboratório, embora os dados de estudos em humanos sejam limitados. O consumo regular de alho tem sido associado a um menor risco de câncer de intestino, pulmão e estômago.
O alho e a Prevenção do Risco de Trombose
O alho pode diminuir a viscosidade das plaquetas e possui propriedades que podem reduzir o risco de coágulos sanguíneos. Também pode melhorar a função endotelial, reduzindo o risco de trombose, ataques cardíacos e derrames.
O alho pode controlar seu peso
O alho contém um prebiótico que estimula bactérias intestinais boas, trazendo a redução dos efeitos negativos de uma dieta rica em gordura na flora intestinal, podendo ativar a gordura marrom, o que pode ajudar a prevenir a obesidade e distúrbios metabólicos.
Dicas Para Aproveitar ao Máximo os Benefícios do Alho
Para obter máximos benefícios à saúde, recomenda-se comer 1 a 2 dentes de alho por dia e para ativar todas as propriedades do alho, o melhor é comê-lo cru.
Esmagar, picar ou moer dentes de alho e deixá-los descansar por 10 minutos pode aumentar os níveis de alicina, a substância ativa responsável por muitos dos benefícios do alho para a saúde.
Se for cozinhar com alho, adicione-o no final do preparo para preservar seus benefícios à saúde.
Incorporar o alho cru à sua dieta é mais do que uma escolha culinária; é um compromisso com a saúde a longo prazo. Aprenda a fazer do alho cru um herói na sua jornada e colha os frutos de uma vida com mais saúde.