Etarismo: A Exclusão Invisível
Etarismo, ageísmo ou idadismo, esses são os três nomes mais usados para uma forma de preconceito com base na idade.
São situações que ocorrem desde piadas e comentários tendenciosos onde no centro desses comentários estão as pessoas mais velhas e também e as mais novas também são incluídas nesse contexto, levando as vítimas a se sentirem excluídas em determinados contextos.
Esse preconceito possui várias faces, no ambiente profissional ou até mesmo no seio familiar e na roda de amigos com uma simples brincadeira aparentemente “inofensiva”..
É a crença limitante de que os idosos são menos valiosos e menos capazes do que os mais jovens.
O modelo de discriminação trazido pelo conceito de etarismo é muito comum em várias áreas na vida da pessoa que passa por esse tipo de constrangimento. De uma forma geral, é a mais moderna forma de discriminação.
Consequências do preconceito de idade:
O preconceito relacionado com a idade pode trazer fatores negativos para as pessoas em questão. Alguns dos efeitos mais comuns incluem:
Problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade
Danos à autoestima e confiança
Dificuldade em encontrar um emprego ou progredir na carreira
Isolamento social e solidão
Exclusão de oportunidades sociais e recreativas
Comprometimento da qualidade de vida
Quando as pessoas sofrem esse tipo de discriminação referente a idade, se perde a oportunidade do aproveitamento das habilidades de pessoas que compõem as diferentes faixas etárias.
Atitudes negativas que envolvem o fator envelhecimento acabam com consequências daninhas à saúde física e mental daquelas pessoas que já contribuíram como seu melhor na vida, pois merecem ser tratadas com todo o respeito.
Formas de Como o Etarismo se Apresenta
O preconceito de idade se manifesta conforme as maneiras apresentadas, podendo ocorrer com atitudes e palavras sutis e muitas vezes difíceis de detectar.
Algumas formas comuns de preconceito de idade incluem:
Piadas e comentários maldosos que envolvem pessoas com mais idade ou as mais jovens.
Na verdade, espera-se que esses pré-conceitos negativos com relação à idade sejam abolidos cada vez mais, como o pensamento de que as pessoas mais velhas são teimosas ou até mesmo que os mais jovens sejam irresponsáveis.
Exclusão com base nos extremos da idade
Limitações no ambiente de trabalho ou vida social.
O Menosprezo relativos às contribuições oferecidas por pessoas mais velhas ou mais jovens no grupo em que vivem.
Deixarem as pessoas com mais idade e as mais novas à margem nas contratações.
Por conta desse preconceito, os idosos podem se sentir invisíveis e menos valorizados na sociedade e os mais jovens podem ter suas competências e habilidades subestimadas ou ignoradas.
Como Esse Preconceito Pode Afetar a Saúde Mental
Primeiro, o sentimento pode levar a mais estresse psicológico e emocional, o que pode afetar a saúde mental dos idosos.
As atitudes negativas e daninhas relacionadas a idade podem trazer uma sensação de exclusão social, o que trará sentimentos de solidão e isolamento.
A ideia de que a sociedade está envelhecendo que os idosos estão se tornando uma parte cada vez maior da população é um fator que conduz a discriminação por etarismo.
O Tratamento aos Idosos Com Menosprezo
O preconceito com a idade faz com que os idosos sejam cada vez mais vistos como pessoas incapazes, com menos ação de produção e com isso são pessoas que possuem menos valor.
Até mesmo na saúde, o alvo são os pacientes com mais idade, porque os profissionais de saúde acreditam que os idosos têm a resistência mais frágil e a dificuldade em se recuperar são maiores.
O preconceito de idade se manifesta na forma velada, por meio de pequenas discriminações com teor negativo em relação aos idosos. A mentalidade é a de que são pessoas dependentes e inúteis, levando à sua marginalização e descaso.
Saiba Como Combater o Preconceito de Idade
O combate ao preconceito de idade pode ser iniciado com a promoção de uma cultura com mais conscientização sobre sua existência e as consequências negativas.
As pessoas com mais idade ainda têm muito a oferecer e são muito dignos de respeito e valorização.
É importante que sérias políticas públicas sejam criadas para combater o preconceito de idade com o objetivo de promover a inclusão da melhor idade na sociedade.
É preciso patrocinar formas de empregabilidade incluindo proteção social para essa classe de trabalhadores, incluindo políticas de mais qualidade de vida.
Expectativa de Vida. É Preciso Repensar o Envelhecimento
O envelhecimento é um fenômeno natural e inevitável que, mais cedo ou mais tarde, afetará a todos, indistintamente.
Um dos principais desafios na modernidade é a luta contra as consequências do envelhecimento. Por isso, surge a urgência na mudança na maneira de como as pessoas com mais idade devem ser vistas.
Que haja mais conscientização de que idade é apenas um número e não mede a capacidade ninguém.
As pessoas com mais idade possuem um vasto conhecimento acumulado ao longo dos anos vividos e todos devemos aproveitar dessa fonte incalculável de sabedoria e conselho para as novas gerações.
O importante é saber que esse preconceito não está com nada e assim se possa trabalhar para construir uma sociedade com foco na inclusão e justiça para todos.