Você conhece o Kombuchá, a bebida probiótica que fortalece o sistema imunológico e sabe como ele pode auxiliar na sua saúde como um grande aliado trazendo muitos benefícios ao organismo? O kombuchá é uma bebida fermentada que promove um estilo de vida ativo e saudável, unindo sabor, saúde e o poder da fermentação natural.
Esse chá, ao sofrer fermentação, o resultado é uma fermentação com incríveis propriedades nutricionais. Neste artigo você vai aprender sobre essa bebida incrível e os benefícios trazidos para o organismo.Aqui você terá dicas de como preparar e a quantidade ideal de consumo.
Kombuchá, o Probiótico do Bem Estar
O resultado final do Kombucha é uma bebida gaseificada agridoce e fermentada, que é feita com chá adoçado, onde ocorre o nascimento bactéria do bem mais conhecida como SCOBY. A principal bactéria encontrada no Kombucha é o ácido láctico, que após passar pelo processo de fermentação agem no organismo como probiótico.
No seu preparo vai o chá verde, chá mate ou chá preto que, quando posto para fermentar, o resultado é uma bebida gaseificada com um sabor levemente avinagrado, muito saudável. O Kombucha também contém vitaminas do complexo B. Beber o kombuchá é uma maneira fácil de adicionar probióticos à sua dieta. Para os vegetarianos é uma ótima dica e também para as pessoas que não podem consumir derivados do leite.
Previna uma Variedade de Problemas de Saúde Com o Uso do Kombuchá
Se livre da presença das toxinas tomando o kombuchá, com o seu consumo o seu organismo receberá mais, energia, além de ser extremamente benéfico ao sistema imunológico, contribui para a perda de peso, prevenindo o corpo contra diversas doenças. O Kombucha gosta de se desenvolver em meio ao açúcar e a cafeína. Como bebida fermentada, também pode apresentar algum percentual de álcool se conservado por mais tempo que o previsto.
E você ainda pode fazer o kombuchá em casa. É um processo muito simples. Existem várias formas de fazer, mas a receita tem a mesma base inicial.Os alimentos fermentados tendem a ser bastante benéficos para quem possui o intestino irritado, pois costumam a recuperar a saúde da flora intestinal. O Kombuchá Promove a Boa Digestão Ajudando a Combater o Estresse
Como Preparar o Kombuchá em Casa
Os ingredientes básicos do kombuchá são açúcar e chá (preto, mate ou verde). Aprenda a preparar o kombuchá.
Ingredientes:
Para um litro de água:
– Uma muda do SCOBY (cultura inicial) em um pouco de chá
– Uma xícara de chá rasa de açúcar refinado
– Três colheres de sopa de chá verde, pode ser também o chá preto ou até mesmo o chá mate
– Pote de vidro esterilizado
Observação: lave bem as mãos e todos os utensílios antes de começar o preparo do kombuchá. A higienização das mãos faz com que não contamine o SCOBY.
Preparo:
Ferva a água e em seguida adicione o açúcar mexendo até dissolver. Apague o fogo e adicione o chá da sua preferência e deixe em infusão até esfriar, não adicione o SCOBY enquanto estiver quente, pois isso pode prejudicar o seu crescimento, pois se trata de bactéria viva. Em seguida, coe bem o chá antes de colocá-lo em vidro esterilizado. Em seguida despeje o SCOBY com todo o líquido onde ele estava sendo curtido. Cubra o vidro com um pano de prato limpo, sendo utilizado só essa função.
Deixe em um local fresco e escuro por aproximadamente 15 dias. Após ter fermentado, remova o SCOBY, lave bem em água corrente e o coloque em outro preparo de chá mate, reservando para o próximo lote. Pegue o líquido que já fermentou e acrescente suco de uva natural.
Coloque o kombuchá em uma garrafa pet e tampe muito bem. Armazene a garrafa pet em um local em temperatura ambiente e escuro para que o kombuchá fermente mais um pouco (mais ou menos 03 a 04 dias de acordo com o clima da sua região), para a fermentação secundária. Após esse período, leve-o à geladeira e ele estará pronto para o consumo.
Como Conseguir a Muda do Kombuchá (SCOBY)
Adquire-se o SCOBY través de doação de mudas. O ponto forte da fermentação do kombuchá é o açúcar no chá. As bactérias, ao se alimentarem do açúcar e da cafeína, se transformam em ácido lático, riquíssimo em antioxidantes. Assim ocorre a produção das bactérias do bem e a perda da força da quantidade de bactérias ruins.
O kombuchá, como medida preventiva é muito bom para a saúde, pois fortalece o sistema imunológico e com isso traz melhora à saúde e cura ao seu intestino, porque se você for estudar sobre o intestino, qualquer doença sistêmica que a gente imaginar, se inicia no nosso intestino, até mesmo a depressão e a ansiedade. Algumas doenças crônicas nascem a partir do nosso intestino, pois ele é considerado como o nosso segundo cérebro, devendo ser tratado com muito cuidado.
Possível Risco ao Consumir o kombuchá
Todo e qualquer produto natural necessita de cuidados na sua ingestão, pois tudo depende da quantidade tomada e a consciência de que os naturais devem atuar de forma PREVENTIVA. Se o problema é pré existente, primeiro siga as instruções dadas por médico.
Maneira de Adicionar Kombuchá à Dieta
Antes de adotar o uso do kombuchá, verifique antes se existe em seu organismo algum problema crônico de saúde, vá ao seu médico e nutricionista para se orientar quanto a melhor maneira de agregar os probióticos à sua dieta. Para quem nunca tomou o kombuchá, é bom que comece com uma pequena quantidade, sempre observando como se sentirá após alguns dias de ingestão. Ao adotar o seu consumo, muitos benefícios virão sendo consumido ao menos uma vez por dia.