A reduflação é uma situação em que um produto ou serviço passa por alteração com redução da sua quantidade, qualidade ou recursos em comparação com sua versão ou padronização anterior.
Isso acontece devido a vários motivos, como meio de corte de custos ou mudanças nos processos de fabricação. Em outras palavras, a reduflação significa menor quantidade de produto.
Recentes pesquisas atribuem a reduflação ao aumento da inflação, que ocasiona considerável redução do poder de compra e consequente aumento da pobreza. O que traz como resultado produtos menores em volume, porém com o mesmo valor ou até mesmo com preços aumentados.
Com isso, essa percepção do consumidor só ocorre quando o produto acaba antes do tempo, fazendo com que tenha que ir mais vezes ao supermercado.
Os produtos que antes eram para durar todo o mês, agora rendem pouco mais de quinze dias. Acaba que quando chega no final do mês, com a redução do dinheiro, o consumidor fica limitado de comprar outros produtos e serviços.
Essa prática de redução do tamanho das embalagens, do seu conteúdo ou até mesmo na quantidade das unidades fazendo com que permaneça o mesmo preço ou até maior, vem impactando no bolso da população.
A reduflação é uma junção popularmente chamada para “redução” com “inflação”. Essa modalidade de estratégia de venda “reduflacionária” possui o objetivo de manter a competitividade no mercado.
Produtos Que Vêm Sendo Atingidos Pela Reduflação
São raros os consumidores que leem rótulos, uma grande maioria compra por instinto ou por percepção da imagem na embalagem do produto.
Um exemplo que muito se comenta nos supermercados é o caso da cartela de ovos, que hoje possui vinte unidades pelo preço muito acima de quando havia trinta.
Outro exemplo é sobre a marca leite condensado Moça, que é uma figura que já está com carimbo na mente do consumidor. A empresa lança o “Leite Condensando Moça para toda a Família” com a composição de mistura láctea de leite, soro de leite e amido e com rótulo semelhante ao do Leite Moça tradicional.
Mais um caso tem a ver com o sabão em pó, que teve sua embalagem reduzida de 1Kg para 800g. O tamanho e a aparência da caixa são os mesmos, porém quanto ao preço, não se pode dizer o mesmo.
Outro caso muito conhecido é o da empresa Colgate. Com o foco no aumento das suas vendas, determinou que o orifício por onde sai a pasta de dente tivesse aumento no seu diâmetro. Isso fez com que os consumidores passassem a consumir mais fazendo com que o produto se acabe mais rápido.
Sem falar na diminuição das barras de chocolates. A embalagem tradicional do produto possuía cento e sessenta e cinco gramas, hoje o mesmo produto possui apenas noventa gramas. O rolo de papel higiênico que passou de 30 para 20 cm, e por aí vai.
Reduflação. Redução do Poder de Compra
A reduflação significa redução do poder de compra. Essa estratégia se usa em diversas situações. Uma delas é quando a empresa quer aumentar a margem de lucro, reduzir os custos de produção ou enfrentar a falta de matéria-prima.
O problema é que se e a redução for muito significativa, pode afetar a percepção da qualidade do produto e prejudicar a imagem da empresa.
Para minimizar esses efeitos negativos, a empresa pode adotar algumas medidas estratégicas, como comunicar aos consumidores sobre a mudança na quantidade e oferecer promoções para reduzir o impacto no bolso do consumidor.
A reduflação pode ser uma estratégia válida para as empresas, mas deve-se adotá-la com cautela e de forma transparente com o consumidor para minimizar possíveis impactos negativos na qualidade e satisfação da clientela.
É importante lembrar que a reduflação não deve ser vista como a uma única estratégia de redução de custos ou aumento nas margens de lucro.
A empresa deve buscar outras formas de aprimorar suas vendas, como melhorar a eficiência dos processos produtivos e reduzir os custos de produção de forma mais sustentável.
A Reduflação é Uma Ação Ilegal?
A redução de escala de um produto, por pior que possa parecer, não se trata de uma prática ilegal, sendo perfeitamente dotada de licitude. A única condição imposta é a de que a empresa informe ao consumidor acerca da diferença no conteúdo.
O Código de Defesa do Consumidor orienta que, qualquer mudança do peso ou na quantidade de produto deve estar com letras maiúsculas, negrito, com destaque de cores e tamanho da fonte legível.
No entanto, existem algumas circunstâncias em que a redução de escala de um produto pode se tornar ilegal.
Se a reduflação de um produto resultar em rotulagem falsa ou enganosa, deturpação do produto ou violação de quaisquer leis ou regulamentos de proteção ao consumidor.
Mesmo que se trate de um ato que não sofra condenação legal, reduzir a escala de um produto pode ser visto como uma prática comercial enganosa.
Se o produto reduzido for vendido pelo mesmo preço de um produto que possui maior quantidade, esse ato pode ser configurado ilegal.
Esse procedimento é chamado de “encolhimento” e pode ser visto como enganoso para os consumidores que não estão cientes das alterações feitas no produto.
No geral, reduzir a escala na produção de certa mercadoria pode ser lícita, mas também ilícita, dependendo das circunstâncias.
É importante lembrar que as empresas devam garantir que quaisquer alterações em seus produtos sejam transparentes e não venham a enganar ou prejudicar os consumidores.
Em alguns casos, obter a aprovação dos órgãos reguladores também pode ser necessário para evitar problemas nesse sentido.